António Ramalho permanece no Novo Banco

No passado dia 22 de Outubro, foi reeleito para um novo mandato António Ramalho, como presidente do Conselho de Administração Executiva do Novo Banco.

Por Simão Almeida

António Ramalho é o CEO do Novo Banco desde 2016, e entidade afirma que “os membros do Conselho de Administração Executivo, Jorge Freire Cardoso, José Eduardo Bettencourt e Vítor Fernandes, apresentaram a sua renúncia ao respetivo cargo, com efeitos a 30 de novembro de 2020, e que, em substituição de Vítor Fernandes, foi nomeado pelo Conselho Geral e de Supervisão, como membro do Conselho de Administração Executivo durante o mandato em curso, Andrés Baltar Garcia“.

Andrés Baltar tem mais de 20 anos de experiência em banca de empresas, nomeadamente na Barclays Bank na Europa, que incluía a responsabilidade por Portugal e Espanha.

Byron Haynes, chairman do Novo Banco, citado no comunicado, considera que Andrés Baltar “ajudará a crescer e a desenvolver o segmento de empresas e Pequenas e Médias Empresas“.

O Novo Banco pretende que a equipa recém-nomeada esteja envolvida no Plano Estratégico de 2021/2024.

A nomeação fica sujeita à autorização das entidades reguladoras competentes, refere o comunicado ao mercado. Em vez de oito, o Conselho de Administração Executivo do Novo Banco passa a contar com seis elementos.

No final de Abril, a agência financeira Moody’s reduziu a perspetiva do “rating” do Novo Banco, de Positiva, para Estável. A empresa refere que “a ação reflete a deterioração do ambiente de operação proveniente do surto de coronavírus em Portugal, que limitará o potencial de subida do perfil de crédito do Novo Banco”.

a