Visionário Polémico presidente da Samsung morre aos 78 anos

Lee Kun-hee, presidente da Samsung Eletronics, estava acamado na sequência de um ataque cardíaco em 2014. Em comunicado, o grupo sul-coreano divulgou que Lee Kun-hee morreu este domingo, num hospital de Seoul. “É com grande tristeza que anunciamos o falecimento de Lee Kun-hee, presidente da Samsung Electronics” disse o grupo.

Por Inês Borges

Desde que sofreu o ataque cardíaco que Lee Kun-hee adotou um estilo de vida mais reservado, sendo que poucas notícias eram divulgadas sobre o seu estado de saúde ao longo destes 6 anos bem como nestes últimos dias.

Lee foi o visionário do pequeno grupo, fundado pelo seu pai, Lee Byung-chul, que  conseguiu transformá-lo num gigante global das telecomunicações, líder no top de vendas mundiais de equipamentos e aparelhos tecnológicos, mas após ficar hospitalizado em 2014, é o seu filho, Lee Jae-yong, vice-presidente, que dirige agora a empresa.

“O presidente Lee foi um verdadeiro visionário que transformou a Samsung ao tornar uma empresa local líder mundial em inovação e poder industrial” avança o grupo em comunicado.

Em 1996, Lee Kun-hee, foi condenado pelo mesmo crime de corrupção e também evasão fiscal em 2008, tendo conseguido receber pena suspensa. Em 2017, após se confirmarem crimes de corrupção e relacionados com a ex-presidente sul coreana, Park Geun-hye, o seu filho, Lee Jae-yong é condenado a cinco anos de prisão, acabando por ser absolvido e libertado um ano depois.

A Samsung consegue faturar o equivalente a um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul.

a