GALP apresenta nove meses seguidos com prejuízos

Petrolífera continua com valores negativos no terceiro trimestre de 2020, efeitos consequentes da quarentena no começo do ano e do agravamento da pandemia de COVID-19 a meio do ano.

Por Raquel Guerra

A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva manteve as cotas na zona do prejuízo, com a petrolífera a sofrer perdas líquidas de 45 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, face aos ganhos de 403 milhões no mesmo período do ano passado.

Em comunicado enviado à CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários), a empresa GALP Energia refere que o prejuízo foi “impactado pelas adversas condições de mercado durante o período, refletindo ainda a pandemia Covid-19”, o período em causa depreende os meses de julho a setembro.  

No mesmo comunicado, a empresa faz referência a “sinais iniciais de recuperação”, apesar de apresentar (à data da elaboração da notícia) um valor negativo no preço das ações. Queda expressiva das ações que origina uma queda de 1% na bolsa de Lisboa, consequência dos resultados negativos entre janeiro e setembro de 2020. Fonte do jornal económico ECO, a petrolífera já perdeu 46,47% do seu valor de mercado.

Como avança o jornal Observador, os resultados ajustados antes das despesas da GALP em relação ao estado português, já apresentavam uma queda de 35% relativamente ao período homólogo.

a