Pandemia arrasa setor hoteleiro: 25% dos hotéis estiveram fechados em setembro

Um estudo feito pela Associação da Hotelaria de Portugal revela que, devido à pandemia, cerca de 25% dos hotéis permaneceram fechados no mês de setembro. A associação apela a medidas de apoio do Governo, nomeadamente no que concerne à manutenção de postos de trabalho.

Por Carla Almeida

Os efeitos da pandemia no nosso país são cada vez mais evidentes, nomeadamente no setor do turismo. A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) apresentou, na passada quinta-feira (22 de outubro), que 25% dos hotéis portugueses estiveram fechados no mês de setembro devido à pandemia Covid-19.

De acordo com os dados recolhidos, 51% das empresas inquiridas não pretende reduzir o quadro dos trabalhadores, mas 45% manifesta essa intenção. É com este balanço que a AHP apela a medidas de apoio por parte do Governo português ao setor hoteleiro para ajudar com a manutenção de postos de trabalho.

Na conferência de imprensa de apresentação dos resultados do inquérito “Impacto da covid-19 na Hotelaria (4.ª fase) Balanço do Verão / Perspetivas Outono”, é revelado que em junho 52% dos hotéis estavam encerrados, mas, com a reabertura do espaço aéreo, o valor passou para 30% em julho, 28% em agosto e 25% em setembro. No entanto, apesar dessa pequena diminuição nos meses sazonais, a tendência é para o inverso nos meses seguintes.

O presidente da AHP, Raul Martins, prevê que a hotelaria feche o ano (2020) com uma perda superior a 3,6 mil milhões de euros, o que corresponde a menos 70% de dormidas.

a