Iniciativa “Verão com Ciência”

Sete politécnicos juntaram-se para fazer parte da iniciativa “Verão com Ciência” e apresentaram os resultados de 20 escolas, na manhã de 24 de outubro, na Aula Magna do Politécnico de Viseu.

Por Enrico Almeida

A iniciativa contou com vários temas, entre eles o abandono escolar, a energia, a saúde, a economia do mar, as tecnologias da informação e comunicação, o turismo, a economia circular, até processos de inovação pedagógica, como o da avaliação do impacto da pandemia no ensino à distância no ensino superior. A proposta das Escolas de Verão deu resposta a um afastamento dos estudantes das instituições do ensino superior e serviu de exemplo para o regresso dos mesmos.

João Monney Paiva, presidente do Politécnico de Viseu, elogiou a forma como os professores se encontraram disponíveis para colaborar numa iniciativa que aproximou diferentes áreas com propostas multidisciplinares. Foi valioso para a política de alargamento da base social de captação de estudantes, sustentando novas situações de ensino-aprendizagem, que mostraram que é possível estar constantemente a aprender.

Outros temas abordados durante esta sessão foram o programa “Skills 4 pós-Covid – Competências para o Futuro”, as políticas de coesão territorial, a democratização e internacionalização das instituições de ensino superior numa articulação entre investigação, inovação e relacionamento com os empregadores.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor congratulou a reação das Instituições de Ensino Superior face à pandemia mundial e anunciou que a iniciativa “Escolas de Verão” vai acontecer nos próximos anos, em diferentes épocas do ano e para diversos tipos de públicos, como a população ativa e acima dos 65 anos.