Mangualde arranca com a reconstrução do Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão

Na passada sexta-feira, dia 23 de outubro, deu-se a cerimónia que marcou o início da primeira fase das obras de conservação do Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, em Mangualde.

Por Rafaela Pires de Lima

O evento que teve lugar no próprio Mosteiro e que cumpriu todas as normas indicadas pela Direção Geral de Saúde, pôde contar com a presença de Suzana Meneses, Diretora Regional de Cultura do Centro, Elísio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde e ainda da Presidente da Junta de Fornos de Maceira Dão, Lisete Rodrigues.

A recuperação do Mosteiro que é considerado Monumento Nacional desde 2002, foi um projeto candidato ao Programa Operacional Regional do Centro, aviso CENTRO-14- 2016-01 – Investimento no património cultural.

A empreitada das obras públicas do concurso que esteve aberto ao público, foi lançado a 12 de maio de 2020, com um orçamento base de cerca de 447 mil euros. As obras foram conferidas à empresa Construções Augusto Amado por aproximadamente 400 mil euros.

Tendo a sua equipa técnica sido responsável pela elaboração do projeto e uma vez que acompanha e fiscaliza a obra, a Direção Regional de Cultura do Centro assume-se como dono da mesma. A entidade está responsável por criar condições de acesso aos bens culturais e acompanhar ações relativas à salvaguarda, valorização e divulgação do património cultural.

a