Vila Real com aumento de desemprego de 8,3% face a 2019

Segundo o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a capital do distrito de Vila Real, situada a norte do país, registou ao longo dos últimos dez anos uma oscilação na taxa de desemprego. Em setembro de 2019 e setembro de 2020, verificou-se um aumento de desemprego de 8,3%.

Por Mariana Gonçalves

O ano de 2011 registou com uma taxa de desemprego mais baixa, contando com 2 292 habitantes desempregados.

No entanto, as estatísticas mostram que entre 2012 e 2013 ocorreu um aumento notório a nível do desemprego, como podemos observar no gráfico em baixo. Foram registados 3 966 casos em 2013, este foi o ano com taxas desemprego mais elevadas.

É possível verificar-se uma melhoria nesta situação a partir do ano de 2017 no que toca ao número total de desempregados, sendo que o número de desempregados teve uma descida considerável até aos dias de hoje.

Atualmente, o concelho de Vila Real contabiliza 2 531 desempregados, sendo que a maioria são de sexo feminino (53%). Mais de metade estão inscritos há mais de um ano e 87% procuram o primeiro emprego. Este ligeiro aumento (210 casos) comparado ao ano anterior poderá, provavelmente, dever-se à situação pandémica que o país está a ultrapassar.