Região de Coimbra com mais de 13 mil desempregados em 2020

A região de Coimbra registou um aumento de cerca de 18% no número de desempregados, em relação ao ano de 2019. Segundo os dados estatísticos fornecidos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, o jornal #dacomunicação conseguiu apurar que a zona de Coimbra é a que regista mais desempregados, em comparação com as restantes áreas da região centro.

Por André Reis

A zona de Aveiro foi a segunda área onde se registou um maior aumento no número de pessoas sem trabalho, cerca de 11 mil. Viseu surge como a terceira região com mais desempregados (mais de 8 mil), seguindo-se, respetivamente, a região de Leiria, Guarda e Beira Baixa.

Apesar da região de Coimbra ser a área com mais desempregados, a maior subida em comparação com o ano de 2019, verificou-se em Aveiro, com um aumento de 21%. A zona de Leiria foi a segunda, com um crescimento de 20%, Coimbra com o terceiro maior aumento (18%), Beira Baixa (15%), Viseu (12%) e Guarda (8%).

Segundo a análise de todos os municípios da região Centro, o jornal #dacomunicação, identificou que o município de Coimbra regista o maior número de desempregados, aproximadamente 4500 pessoas. Viseu, Leiria e Aveiro, respetivamente, surgem comos os municípios que tiveram um número elevado de pessoas sem trabalho.