Guarda, Seia e Gouveia somam 58% dos desempregados do distrito

O distrito da Guarda, composto por 14 concelhos, regista 4,215 desempregados no mês de setembro de 2020, de acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional. Os concelhos da Guarda, Seia e Gouveia são os que possuem um maior número de desempregados, o que corresponde a 58% face ao total do distrito.

Por Inês Saúde

Através dos dados disponibilizados, entende-se que existem mais desempregados do sexo feminino do que masculino, sendo que as primeiras correspondem a cerca de 53%. Esta tendência altera-se apenas nos concelhos de Aguiar da Beira, Sabugal e de Seia, onde o número de desempregados do sexo masculino é superior ao feminino.

No que toca às faixas etárias dos desempregados da Guarda, a maior parte dos indivíduos sem emprego encontra-se entre os 35 e os 54 anos. Esta faixa etária corresponde a 40% do número total de desempregados do distrito, englobando 1,694 pessoas.

O concelho da Guarda apresenta 1,320 desempregados, sendo 589 do sexo masculino e os restantes 731 do sexo feminino. Em relação à faixa etária, este concelho mantém a tendência anteriormente referida, ou seja, o maior número de desempregados tem idades entre os 35 e os 54.

Comparativamente ao mesmo período do ano passado de 2019, verificou-se um aumento de 350 desempregados.

a