Desemprego em Bragança sobe 4,46%

Segundo dados divulgados ontem, 20 de outubro, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a taxa de desempregados aumentou 4,46% no distrito de Bragança face ao mesmo período do ano anterior.

Por Márcia Correia

De acordo com o relatório do Instituto de Emprego e Formação Profissional, em setembro de 2019, Bragança contava com cerca de 3900 desempregados aumentando este ano para quase 4400, o que representa um acréscimo de 4,46%.

O concelho com maior número pessoas inscritas no Centro de Emprego é Bragança, contando com cerca de 1120 desempregados, um aumento de 2,47% face ao ano anterior.

O género mais afetado é o feminino com 2430 mulheres contra 1930 homens desempregados em todo o distrito transmontano. Segundo peritos da Organização Internacional do Trabalho “à escala mundial, as mulheres têm menos possibilidade de participar no mercado de trabalho do que os homens”.

Consoante o relatório do IEFP ontem divulgado, a faixa etária mais afetada pela taxa de desemprego no distrito de Bragança é entre os 34 e os 55 anos e a menos afetada é nas idades inferiores a 25 anos.

No final de setembro estavam registados, nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas, 410.174 desempregados.