Outono Quente “foi uma edição de sucesso”

A Zunzum – Associação Cultural apresentou a 9.ª edição do Festival Outono Quente, que se realizou do dia 2 a 11 de outubro, no pulmão verde da cidade de Viseu – Parque Aquilino Ribeiro.

“Apesar de haver uma responsabilidade acrescida ao criar condições para a cultura e a arte acontecerem neste tempo de pandemia, foi uma edição de sucesso, com todas as normas de segurança respeitadas e cumpridas pela organização, artistas, mercadores e pelo próprio público”, diz a direção da associação.

Segundo a Zunzum, “a maioria dos espetáculos esgotaram, tendo em conta a lotação reduzida, a obrigatoriedade de reserva, um desafio para o público que, no entanto, sentiu-se seguro ao se deslocarem até ao Parque Aquilino Ribeiro”. De acordo com a direção, esta foi considerada a melhor programação de sempre, um argumento de peso que ajudou ganhar a confiança do público.

“Muitos dos artistas que fizeram parte desta 9.ª edição do festival Outono Quente referiram que foi o primeiro espetáculo que fizeram desde o início da pandemia, agradecendo à organização a coragem e a continuação da realização da iniciativa, salientando que a cultura não pode morrer”, lê-se no comunicado enviado às redações. A Zunzum assume, aliás, que essa foi uma das razões que a levou a manter o projeto.

Mais uma vez, o festival trouxe até às ruas da cidade, a “Marcha dos Sonhos”, este ano também um pouco diferente. O público foi dividido em grupos, de forma a ser possível controlar o número de pessoas que iriam assistir, tal como a distância de segurança.

“Destaque para a colaboração e energia entregue por toda a equipa que acreditou e sonhou connosco: StreetGymn Forlife, Companhia Raiz, Projeto ComUnidade, Leonardo Outeiro, e todos os participantes deste sonho reinventado”, diz a Zunzum, destacando ainda a apresentação do “Caderno dos Sonhos”, caderno este que nasceu da “oficina dos sonhos” que circulou pelas escolas do concelho até março, quando foi interrompida pela pandemia.

O Festival “Outono Quente” contou com o apoio do Município de Viseu, no âmbito da linha “Programar” do VISEU CULTURA, bem como de diversos parceiros que tornaram possível, mais uma edição deste festival.

a