É hora de apostar. Vem aí a lotaria do património

Sem data anunciada, o Ministério da Cultura lançará uma lotaria do património. Segundo o relatório do Orçamento de Estado, o objetivo é contribuir para a “reabilitação, preservação e dinamização do património cultural classificado”. Esta iniciativa contará ainda com a parceria da Santa Casa da Misericórdia.

Por João M. Ribeiro

Uma das medidas apresentadas pelo Ministério da Cultura no Orçamento de Estado 20/21 é a existência de um jogo de sorte e azar. O principal objetivo é apoiar a requalificação do património português. Ainda se desconhecem os detalhes do seu funcionamento, no entanto, o Governo estima arrecadar cinco milhões de euros, vindos da lotaria.

A iniciativa está contemplada no Orçamento de Estado e procura encontrar fontes de rendimento, servindo como meio para dar resposta às necessidades do património cultural. Segundo o jornal Dinheiro Vivo, o Partido Socialista tinha esta medida incluída no seu programa eleitoral.

Não podemos, no entanto, falar de exclusividade. Em França, uma iniciativa semelhante foi adotada. No governo de Emmanuel Macron a lotaria roda uma vez por ano. De acordo com o Jornal de Notícias, “as receitas são utilizadas para apoiar a preservação de edifícios previamente selecionados”.

De acordo com o relatório do Orçamento de Estado, o setor da cultura irá beneficiar com um reforço de mais de 49 milhões de euros, no próximo ano.

a