Nova base da Easyjet em Faro

A companhia área britânica Easyjet vai abrir uma nova base em Faro, em Março de 2021.

Por Simão Almeida

A partir da Primavera de 2021, a companhia aérea low-cost terá uma base sazonal no Sul do país. Com três aviões Airbus A319 alocados, a empresa criará cerca de 100 postos de trabalho “todos ao abrigo de contratos locais e negociados com sindicatos portugueses do setor”, afirma a Easyjet.

A Easyjet iniciou as suas operações no território nacional em 1999, e esta será a sua terceira base. Em 2012, foi criada a primeira base, com cinco aviões, no Algarve e, em 2015, foi criada uma base no Porto, com quatro aviões.

Em Portugal, a companhia aérea emprega mais de 300 pessoas e desde a estreia da sua atividade já transportou mais de 20 milhões de passageiros, “contribuindo significativamente para a economia da região e para a sua promoção turística a nível internacional“, tal como refere a Easyjet. Este investimento permitirá que a companhia área seja pioneira no número de passageiros e no volume de operações em Portugal.

A Easyjet anunciou que deverá fechar o seu ano fiscal de 2020 com uma perda superior a 800 milhões de libras, algo inédito nos seus 25 anos de história. No último trimestre, as perdas foram superiores a 300 milhões de euros, face ao lucro de 528 milhões no mesmo período do ano passado.

Em comunicado, o presidente executivo da Easyjet, Johan Lundgren, refere que, perante a situação pandémica, “a aviação continua a enfrentar a ameaça mais severa da sua história”.

a