Desconto nas ex-SCUT do interior de Portugal para 2021

Na proposta do Orçamento de Estado publicada hoje, está incluído um sistema de descontos nas taxas das portagens do interior do território português, com reduções mais significativas para veículos ligeiros

Por Raquel Torres Guerra

Ainda este ano, com efeitos para 2021, o estado pretende pôr em prática uma nova tabela de valores de portagens, reduzindo o seu valor face ao atual. A intenção do atual governo é “garantir a uniformização das reduções existentes, com descidas mais significativas nos veículos ligeiros”, como se pode ler na proposta do Orçamento de Estado 2021 (OE2021).

A medida refere-se, mais especificamente, às ex-SCUT situadas no interior, de forma a promover a reaproximação das populações e a consequente redução de custos com as deslocações para os utilizadores das estradas. A implementação dos descontos nas portagens foi planeada para não afetar a sustentabilidade orçamental do governo português, que prevê uma redução nas receitas de 10 milhões de euros, como adianta a SIC Notícias.

Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, disse ao jornal Observador que a proposta elaborada “prevê “reduções importantes e significativas” para os utilizadores frequentes”.

a