Portugueses podem deduzir até 15% do IVA em ginásios

Foi apresentada, esta segunda-feira, dia 12 de outubro, a proposta do OE2021 (Orçamento de Estado para 2021), que inclui uma medida onde serviços relacionados com as atividades desportivas possam começar a deduzir até 15% do IVA, suportado por qualquer membro do agregado familiar.

Por Patrícia Rodrigues

De acordo com o Jornal “Economia ao Minuto”, o IVA pago em ginásios, e em atividades desportivas, vai passar a ser descontado de uma maneira semelhante à dedução que já é verificada em cabeleireiros, restaurantes, veterinários e oficinas.

Ao que explica o “Jornal Económico”, o IVA passa a ser incluído nas faturas da atividade de ginásio, “ensinos desportivo e recreativo”, “atividades dos clubes desportivos” e “atividades de ginásio – fitness”. Estas atividades são incluídas no IVA até 15% dos gastos anuais, até ao limite de 250 euros ano.

A partir de janeiro de 2021, ainda mencionado pelo “Jornal Economico”, se a proposta for aceite, todas as vezes que um contribuinte pedir a fatura num estabelecimento de ginásio ou ligado à atividade desportiva, esses serviços “também vão passar a dar descontos no IRS”.

Para o benefício desta dedução, é apenas necessário que o contribuinte associe o seu NIF à fatura que, mais tarde, irá ser comunicada à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

a