“Teoria dos Leilões” vence o Prémio Nobel da Economia

Paul Milgrom e Robert Wilson são os vencedores do Prémio Nobel da Economia de 2020, foi anunciado esta segunda-feira dia 12 de outubro pela Real Academia Sueca das Ciências graças à teoria dos Leilões.

Por Enrico Almeida

Os dois professores catedráticos na universidade de Stanford, situada nos Estados Unidos da América, foram galardoados devido a sua contribuição para “as melhorias na teoria dos leilões e a invenção de novos formatos de leilões”. A pesquisa dos dois economistas norte-americanos serve para entender como surgem “os preços na venda de bens e serviços através dos leilões” e procuraram novas formas de maximizar os “benefícios para os compradores, vendedores, os contribuintes e a sociedade como um todo” aponta a Real Academia Sueca das Ciências.

Esta pesquisa por parte de Paul Milgrom e Robert Wilson descobriu que quem oferece, geralmente apresenta um valor a baixo do que a estimativa comum por se preocuparem com pagar demasiado e assim preferem ficar com prejuízo ou receber menos do que seria possível. Esta investigação irá trazer consequências para a economia mundial em todos os setores da mesma.

Este prémio anual das Ciências Económicas foi criado no ano de 1968, ou seja, muito mais tarde que as restantes categorias (Medicina, Literatura, Paz, Física e Química). No ano anterior os economistas galardoados foram Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer com um trabalho experimental contra a pobreza.

a