Em Fafe é possível “Ser pastor por um dia”

“Ser pastor por um dia” é um projeto que possibilita a um público em geral um maior contacto com os animais, que tem como responsáveis Rita Mendes e Vanessa Ribeiro, duas colaboradoras da Quinta do Confurco, em Fafe. As visitas são feitas ao fim de semana e têm uma duração mais ou menos de 45 minutos. Existe a possibilidade de no final os visitantes desfrutarem da zona de lazer.

Por Érica Alves

Em Fafe, a Quinta do Confurco, tem como proprietário Gerhard Seifler, que permite agora ao local uma grande variedade de animais, após anos de investimento.

O projeto “Ser pastor por um dia” desenvolveu-se este ano, disponibilizando ao público contacto direto e livre com os animais, incluindo a possibilidade de os alimentar. Vanessa Ribeiro, sendo uma das responsáveis por este projeto, revela que esta ideia “nasceu da partilha e da combinação de ideias”, que por acaso coincidiam bastante”, realçando que não teve “grandes expectativas”, o que pretendia era que as pessoas se entusiasmassem tanto ou mais que que as próprias mentoras do projeto. O feedback tem-se demonstrado positivo em relação a todo o projeto.

Os visitantes, além de todo o processo com os animais, podem desfrutar do sossego e das paisagens que a quinta possui, sendo visto, também, como atração e motivo de regresso. Vanessa Ribeiro refere que o que poderia captar uma maior atenção do público seria a aposta numa “abertura oficial com as entidades responsáveis, bem como com as associações envolvidas”, mas as ideias do proprietário Gerald Seifler estão voltadas para a restauração de antigas habitações em pedra e a aposta no turismo rural.

Rita Mendes esclarece que as visitas ao público se efetuam através da marcação por número de telemóvel, e que podem ser realizadas “ao fim de semana, porque estamos abertos desde manhã até à noite”. Estas visitas têm uma duração mais ou menos de 45 minutos, podendo-se fruir da zona de lazer para lanchar.

Um dos desejos para a comunidade que trabalha na Quinta do Confurco é vê-la crescer e a tornar-se num dos grandes pontos turísticos de Fafe.

a