• Plataforma de Secretaria Académica
  • Filedoc
  • Dissertações
  • Catálogo das bibliotecas do IPV
  • Correio Electrónico
  • Elearning

2º Ciclo (Mestrado)

Comunicação Aplicada



Apresentação


O Mestrado em Comunicação Aplicada procura formar profissionais qualificados na área da comunicação, um contexto cada vez mais digital, dinâmico, competitivo e em constante mudança. O poder da comunicação é inegável e acompanhar as tendências globais tornou-se numa necessidade para qualquer profissional com espírito empreendedor.

O curso oferece uma formação abrangente, com uma estrutura curricular composta por disciplinas teórico-práticas, e segue uma visão pedagógica direcionada para o mercado de trabalho, com espaço para investigação, experimentação, debate, inovação e empreendedorismo.

O Mestrado em Comunicação Aplicada permite a opção por uma das áreas de especialização:

- Comunicação Estratégica

- Audiovisual e Multimédia

Decorre durante 4 semestres, correspondendo a 30 créditos semestrais e 120 ECTS totais, e funciona em regime pós-laboral (a partir das 18 horas) e b-learning.

O ciclo de estudos procura:

  • incrementar a formação e investigação em Ciências da Comunicação;
  • preparar profissionais e investigadores nos domínios da comunicação estratégica, do multimédia e do audiovisual;
  • ampliar o conhecimento científico, descobrindo e criando oportunidades inovadoras nas estratégias de comunicação integrada;
  • preparar para o domínio das temáticas ligadas à sociedade de informação e do conhecimento;
  • gerar profissionais aptos para responder, de forma eficaz, às novas exigências da produção e gestão de conteúdos para diferentes plataformas.

A especialização em Comunicação Estratégica procura aplicar princípios e ferramentas que incrementam a criação e avaliação de conceitos; explorar as mudanças comportamentais da sociedade e das organizações, bem como a sua relação com o potencial estratégico oferecido pelas tecnologias de comunicação e respetivas ferramentas; e associar a dinâmico conhecimento/inovação aos processos de planeamento de comunicação aplicáveis às diversas tipologias de organizações. Comunicação, Inovação, Trends, Meio Digital, Empreendedorismo, Branding, Social Media, Storytelling, Eventos, Metodologias, Investigação, Seminário, Projeto e Estágio são algumas das palavras-chave associadas à especialização.

A especialização em Audiovisual e Multimédia procura reforçar a formação dos estudantes, preparando-os para o trabalho em áreas diversificadas que contemplem a aplicação de conceitos e práticas relacionadas com a área do audiovisual e do multimédia; promover a integração de diferentes áreas do conhecimento no desenvolvimento de soluções de comunicação audiovisual e multimédia; ampliar competências analítico-reflexivas de âmbito vídeo-filmográfico, o domínio dos princípios da linguagem audiovisual e multimédia em distintos contextos de comunicação e também o aprofundar dos conhecimentos teóricos e práticos para a criação de produções audiovisuais e multimédia.

Comunicação, Multimédia, Inovação, Empreendedorismo, Storytelling, Eventos, Narrativas, Produção, Audiovisual, Efeitos Especiais, Metodologias, Investigação, Seminário, Projeto e Estágio são algumas das palavras-chave associadas à especialização.

Coordenadora: Professora Doutora Sónia Ferreira

Contacto: mca@esev.ipv.pt