Pesquisa de Notícias 
Ajuda Regressar 
Noticias Disponíveis
Educação
Bolsas de Estudo (3)
Concursos (22)
Debates (1)
Espectáculos (1)
Estágios (1)
Estudos (4)
Formação (1)
Iniciativas Internacionais (18)
Iniciativas Nacionais (12)
Jogos Educativos (3)
Newsletter (2)
Oferta de Emprego (2)
Pedidos de Parceria (80)
Tecnologias da Informação e Comunicação (9)

Entretenimento
Comunicação Social (10)

Outras
outras noticias (1)
 
Últimas Notícias (10)
As 10 mais visitadas
Procurar Palavra(s):  
Sugira uma Notícia   
 
Página:  1/3 Seguinte    
Concursos
Noticia: Xperimania: experiências e actividades divertidas sobre os materiais em química, com recurso às TIC
URL: http://www.xperimania.net

Data da Notícia: 23-10-2007

Descrição:
O CC CRIE da ESE de Beja procura professores interessados em participar no projecto

Xperimania: experiências e actividades divertidas sobre os materiais em química, com recurso às TIC

mais informações





Xperimania: experiências e actividades divertidas sobre os materiais em química
Xperimania propõe-se ajudar os professores e alunos a explorar as propriedades dos materiais e a compreender alguns dos processos envolvidos na criação de produtos utilizados no nosso quotidiano, como leitores de MP3, raquetes de ténis e desportivo.

Os alunos do 2º, 3º Ciclos e do Secundário, com idades entre os 10 e os 20 anos, são convidados a participar em diferentes actividades e num concurso, com o objectivo de melhor conhecerem a petroquímica. Participar em Xperimania é:
• ajudar os alunos a descobrirem um leque variado de materiais utilizados no dia a dia e o que lhes acontece;
• proporcionar um meio fácil de integração de novos recursos no ensino;
• explicar a si e aos seus alunos a contribuição da descoberta de novos materiais no desenvolvimento de muitos objectos do quotidiano;
• mostrar a importância dos materiais e os seus processos de criação;
• capacitar os alunos para realizarem as suas próprias experiências no âmbito da petroquímica, na exploração de materiais;
• motivar os alunos a explorarem o mundo com espírito.

O Xperimania oferece actividades pedagógicas motivadoras, sendo assim uma oportunidade para a exploração do tema dos materiais e para a realização de experiências nesse âmbito com os seus alunos. No sítio Web, encontrará sugestões para experiências, materiais e recursos pedagógicos, artigos e conversas regulares, em linha, com especialistas.

Xperimania é organizado pela Associação dos Produtores Petroquímicos da Europa (Appe), e coordenado pela European Schoolnet em seu nome.

Quem pode participar?
Todas as escolas da União Europeia, países candidatos e países da EFTA podem participar. Os alunos devem ter idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos. A participação é gratuita. Visite o sítio Web e na informação geral e nos recursos disponíveis, encontre o que precisa para começar. Pode optar por participar numa ou em ambas as seguintes actividades:

Friso cronológico: Explorar uma descoberta científica no campo dos materiais a partir de 1800 até à actualidade. Ajude os seus alunos a investigar uma descoberta e a produzir um recurso digital com os dados encontrados. A forma da participação consta de um título, uma descrição e uma imagem. É igualmente possível criar um filme, um ficheiro áudio, um texto com recursos visuais para ilustrar o trabalho. A seguir, com a utilização de ferramentas simples, transfere o trabalho para o sítio Web, onde se integra num cronograma interactivo das descobertas dos materiais.
Concurso: Desenvolver uma experiência científica simples e divertida, relacionada com os materiais e a petroquímica. No portal, encontra alguns exemplos de experiências, mas pode também escolher o seu próprio modelo experimental – todas as experiências devem focalizar as propriedades (químicas ou físicas) e/ou a química no âmbito de produtos modernos. Depois, envie o relatório laboratorial, acompanhado de um video, ou fotografias, para o sítio Web. Todas as participações do concurso serão publicadas numa galeria, em linha, e as melhores receberão um prémio.


Mais informações: http://www.xperimania.net


Solicitamos a divulgação do projecto da European SchoolNet - Xperimania, cujo CCESEB é parceiro e promotor em Portugal, entre a Comunidade de Professores de Ciências, Física e Química das escolas da vossa área de abrangência, sites dos Centros e RSS.

(745 leituras)

Noticia: Abertas as inscrições para o 2º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE MINICONTOS E HAICAIS / 2007
URL: http://www.guemanisse.com.br/

Data da Notícia: 16-04-2007

Descrição:
Objetivando incentivar a literatura no país, dando ênfase na publicação de textos, a GUEMANISSE EDITORA E EVENTOS LTDA. promove o 2º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE MINICONTOS E HAICAIS, composto por duas categorias distintas:

a) Minicontos;

b) Haicais,

(747 leituras)

Noticia: Dia da Internet Segura 2007
URL: http://www.saferinternet.org/ww/en/pub/insafe/news/events/sid2007.htm

Data da Notícia: 29-11-2006

Descrição:
Em jogo está um prémio de 1500€ para a escola.
Apresenta o teu projecto até 15 de Dezembro.

(744 leituras)

Noticia: Prémios eTwinning 2007
URL: http://www.crie.min-edu.pt/proj_etwinning/etwin_premios-2007.htm

Data da Notícia: 29-11-2006

Descrição:
Os Prémios eTwinning 2007 pretendem dar reconhecimento a projectos colaborativos desenvolvidos no âmbito da iniciativa eTwinning.

Participou num projecto de parceria eTwinning no ano lectivo 2005-2006?

Quer tenha terminado o seu projecto ou ainda continue a trabalhar no mesmo, pode participar no concurso Prémios eTwinning 2007, enviando a sua participação até ao dia 15 de Dezembro de 2006!

A nível nacional, os representantes dos 10 projectos melhor classificados serão convidados a participar no Evento Anual eTwinning 2007, a realizar em Bruges, na Bélgica, em Fevereiro de 2007, evento no qual será realizada também a cerimónia de entrega dos Prémios Europeus.

(614 leituras)

Noticia: Uma História com Clim@
URL: http://nonio.fc.ul.pt/actividades/concurso/concurso.htm

Data da Notícia: 29-11-2006

Descrição:
O CC CRIE-FCUL lançou o Concurso "Uma História com Clim@" que se destina a todos os alunos do ensino pré-escolar ao 3º ciclo.

Esta iniciativa visa sensibilizar a população escolar para os problemas do clima e das alterações climáticas e das suas consequências na vida das pessoas. Ao mesmo tempo, procura-se estreitar as relações entre as escolas básicas e projectos de investigação naquele domínio.

Os alunos poderão participar individualmente ou em grupo, devendo os trabalhos realizados ser enviados até 16 de Março de 2007.

(615 leituras)

Noticia: Resultados - 1º Concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos
URL: http://www.crie.min-edu.pt/concurso/projectos_aprovados.htm

Data da Notícia: 05-04-2006

Descrição:
Já estão publicados os resultados das escolas ao 1º Concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos

(812 leituras)

Noticia: Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis
URL: http://www.crie.min-edu.pt/portateis/index.htm

Data da Notícia: 24-03-2006

Descrição:
24-02-2006 (65 leituras):
O Ministério da Educação através da Equipa de Missão CRIE - Computadores, Redes e Internet na Escola divulga as condições de acesso à "Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis" a decorrer de 1 a 31 de Março 3 de Abril de 2006.

Informações e Apoio
http://www.crie.min-edu.pt/portateis/index.htm
e-mail: portateis@crie.min-edu.pt
Telefone: 21 394 4801

24-03-2006:

Manual de apoio ao concurso


(835 leituras)

Noticia: Iniciativa "Pais e Postais Digitais"
URL: http://www.educom.pt/postais/

Data da Notícia: 08-03-2006

Descrição:
A Educom, através do seu Centro de Competência, lançou uma actividade destinada aos alunos das escolas básicas e secundárias, denominada "Pais e Postais Digitais" e que pretende comemorar o Dia do Pai dando oportunidade a todos os jovens de verem publicados na Internet os seus desenhos.

Os desenhos, depois de publicados, podem ainda ser enviados a qualquer pessoa em forma de Postal Digital, vulgarmente designados por eCards.

(697 leituras)

Noticia: 1º Concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos - actualização
URL: http://www.crie.min-edu.pt/concurso/candidaturas_seleccionadas.htm

Data da Notícia: 10-02-2006

Descrição:
1º Concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos

Candidaturas seleccionadas


Foram analisadas 336 candidaturas, número que se considera significativamente elevado, das quais a larga maioria foi seleccionada, embora a necessitar de algum esclarecimento complementar no sentido de se aproximarem dos objectivos do concurso e respectivas regras de financiamento.

Assim, e após uma caracterização detalhada dos projectos apresentados a concurso, e sua extensa análise no contexto da natureza e âmbito do mesmo, foram seleccionados 125 projectos sujeitos à necessidade de re-enquadramento face às regras do PRODEP e outros 202 projectos que, para além do referido, merecem uma melhor precisão do conteúdo educativo em formato digital a produzir. Foram rejeitados 9 projectos por não se enquadrarem no âmbito do concurso de produção de conteúdos educativos em formato digital.

(648 leituras)

Noticia: Concurso “Net + segura – uma ética para navegar e comunicar” - actualização
URL: http://www.crie.min-edu.pt/index.htm

Data da Notícia: 08-02-2006

Descrição:
Pretende-se, com este concurso, motivar alunos e professores para a relevância das questões relacionadas com a utilização ética da Internet, uma vez que esta se tornou um meio acessível à generalidade dos jovens e das crianças, quer na busca de informação, quer como meio de comunicação, quer na produção de conteúdos.

Assim, pretende-se que grupos de alunos, apoiados por professores, realizem trabalhos sobre temáticas diversas, mas que tenham em conta, na sua realização, algumas das seguintes questões:
a) Partilhar e respeitar o que é dos outros: direitos de autor, propriedade intelectual versus plágio e pirataria de programas, música, filmes,...
b) Respeito pelo outro quando comunica (por email, chat ou msn), versus insulto, provocação (bullying),...
c) Diz-me onde navegas, dir-te-ei quem és: conteúdos de qualidade versus conteúdos ilegais e ofensivos (pornografia, apelo à violência, ao racismo,...)
d) Cuidado com as fontes: análise crítica das fontes e da informação, versus conteúdos falsos e boatos…
e) Manter a privacidade nas comunicações e no preenchimento de formulários em sites, versus divulgação indiscriminada de dados pessoais na Internet.

Regulamento em http://www.crie.min-edu.pt/proj_seguranet/Regulamento_Concurso_SEGURANET.pdf
Anexos em http://www.crie.min-edu.pt/proj_seguranet/Regulamento_Concurso_SEGURANET_anexos.doc

(751 leituras)

Página:  1/3 Seguinte    

Home Page

  © 2002  Centro de Competência Nónio - ESEV