< VII Jornadas de Publicidade e Comunicação - ESEV/IPV
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu 24 de novembro de 2016
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
VII Jornadas Publicidade e Comunicação

As VII Jornadas Publicidade e Comunicação, organizadas pelo Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicação da SOPCOM, terão lugar no dia 24 de novembro de 2016, na Escola Superior de Educação de Viseu, subordinadas ao tema “Marcas e Território”.

Esta edição do evento será um espaço de partilha de conhecimentos e saberes de investigadores e profissionais da área da Publicidade e Comunicação.

Pode conhecer as edições anteriores destas Jornadas seguindo este link

Tema das VII Jornadas

A circulação dos produtos num mundo cada vez mais mediatizado convida a uma reflexão sobre a publicidade desde o seu processo de conceção, passando pelos formatos, meios de disseminação, mas também sobre os seus públicos e o modo como recebem a publicidade: estaremos perante um target que reflete sobre a persuasão publicitária, devendo ser considerado um público habermasiano, ou perante recetores que respondem aos estímulos dados por media cada vez mais sedutores?

Mas nos últimos anos também os territórios aprenderam o gosto, talvez movidos pela necessidade, de se promoverem perante os seus públicos, destacando-se de outros territórios, agora vistos como concorrentes (ou diremos marcas?). Assim, foi ver as cidades, regiões e nações desenvolverem as suas marcas em estratégias de marketing territorial que incluem elementos do design e da gestão de conteúdos mas que também requerem uma maior proximidade com os stakeholders, convidando a uma ligação com a área das Relações Públicas.

Em simultâneo desenvolvem-se estratégias de dinamização do território que passam pela arquitetura, pela organização de eventos e pela street art, antes encarada como manifesto rebelde mas vista agora como arte que conta, protestando visualmente, os argumentos do território, tornando-o singular. Quanto às marcas, outrora reféns do mundo globalizado, estas mostram-se mais responsáveis e próximas do consumidor mas também atentas às tendências de evolução dos seus perfis, convidando a uma reflexão ética com a presença de profissionais e de investigadores da publicidade. Por outro lado, personalizáveis, transformando o consumidor num prossumidor através de estratégias de engagement que incluem o user generated content. Que dizer da publicidade se não que é cada vez mais multidisciplinar, agregadora e camaleónica?

Objetivos

São objetivos destas jornadas:

- Refletir sobre os desafios da publicidade nas suas vertentes comercial, institucional e territorial;

- Promover o debate sobre a publicidade entre profissionais e académicos;

- Fomentar o intercâmbio de ideias entre estudantes de pós-graduação, investigadores e profissionais da área;

- Apresentação e divulgação do estado de arte da investigação em Publicidade.

Apoios


Montebelo Viseu Hotel & Spa ***** Albergaria José Alberto *** Hotel Grão Vasco **** Lanxeirão exploração de bares, lda
Caixa Geral de Depósitos Município de Viseu Turismo do Centro

Chamada de trabalhos

São aceites trabalhos sobre os seguintes temas:

Semiótica da Publicidade

Marcas território

Comunicação estratégica

Criatividade publicitária

Publicidade digital

Investigação em publicidade

Submissões

O abstract/resumo deverá ter um máximo 250 palavras e deve incluir:
Título
Palavras-chave (3 a 5)
Objetivos do estudo
Métodos de pesquisa/metodologia (se aplicável)
Resultados (se aplicável)
Conclusões

Todas as propostas devem ser enviadas em ficheiros WORD ou PDF. A submissão deve ser feita eletronicamente, através do sistema de administração das VII Jornadas de Publicidade e Comunicação (LINK).

É necessário efetuar um registo de utilizador para submeter as propostas na plataforma.

Datas importantes

10 de setembro - 15 de outubro: call for papers (envio de abstract/resumo)

Até 30 outubro: publicação dos resultados

30 de outubro: abertura das inscrições

24 de novembro: dia do evento

31 de dezembro: Envio do artigo final para publicação em e-book

Preço de inscrição

Preço de inscrição com comunicação:

10 euros para docentes e investigadores, 5 euros para estudantes de licenciatura e mestrado.

(Inscrição inclui: publicação online dos abstracts; sacola com programa, esferográfica e papel; participação nos coffee-breaks).

Preço de inscrição sem comunicação:

5 euros para docentes e investigadores, 2,5 euros para estudantes de licenciatura e mestrado.

Programa
09h00-09h30 Acreditação
09h30-10h00 Sessão de Abertura
10h00-11h15 Conferência Plenária: Marcas e Territórios (Turismo do Centro, Viseu Marca)
11h15-11h30 Coffee-Break
11h30-12h20 Sessão temática 1 Marcas / Cidades
12h20-13h00 Sessão temática 2 Marcas, Território e Destinos Turísticos
13h00-15h00 Almoço
14h30–15h00 Reunião do GT
15h00-16h15 Conferência Plenária: Marcas e Produtos (Douro Boys, Burel Factory, Bordallo Pinheiro)
16h15–16h30 Coffee-Break
16h30–17h10 Sessão temática 3 Comunicação Estratégica
17h10–17h50 Sessão temática 4 Publicidade Digital
17h50–19h00 Sessão temática 5 Investigação em Publicidade
19h00 Sessão de Encerramento | Dão de Honra
Convidados
Oradores convidados:
Em representação da Entidade Turismo do Centro | Adriana Rodrigues
Em representação da Entidade Viseu Marca | Jorge Sobrado
Em representação da Bordallo Pinheiro | Nuno Barra
Em representação da Burel Factory | Isabel Costa
Em representação dos Douro Boys | Cristiano van Zeller
Link para o download do programa detalhado

Comissão científica

Francisco Mesquita (FCHS-UFP / GT Publicidade e Comunicação SOPCOM)

Helena Pires (UM/GT Publicidade e Comunicação SOPCOM)

Ivone Ferreira (ESEV-IPV/ UNL / GT Publicidade e Comunicação SOPCOM)

Luísa Augusto (ESEV-IPV/ GT Publicidade e Comunicação SOPCOM)

Teresa Antas de Barros (ESEV-IPV)

Comissão organizadora

Francisco Mesquita (FCHS-UFP / GT Publicidade e Comunicação SOPCOM)

Helena Pires (UM/GT Publicidade e Comunicação SOPCOM)

Ivone Ferreira (ESEV-IPV/ GT Publicidade e Comunicação SOPCOM)

Luísa Augusto (ESEV-IPV/ GT Publicidade e Comunicação SOPCOM)

Paula Rodrigues (ESEV-IPV)

Pedro Neves Rito (ESEV-IPV)

Teresa Antas de Barros (ESEV-IPV)

Contactos

Escola Superior de Educação de Viseu

Rua Maximiano Aragão

3504 - 501 Viseu

Email da organização do evento: jpc2016@esev.ipv.pt

Inscrição

A inscrição deve ser feita aqui (LINK para a inscrição).

Alojamento

Montebelo Viseu Hotel & Spa

*****

Acesso a piscina interior, sauna, banho turco, jaccuzzi e health club.
- Quarto single: 60.00 € (preço de balcão 124.00€)
- Quarto duplo: 76.00 € (preço de balcão 146.00€)

Link: http://www.hotelmontebelo.pt/

Albergaria José Alberto

***

- Quarto Single: 32.00€
- Quarto duplo: 42.00€ (uma ou duas camas)

Link: http://www.hotelvis.pt/Hotel_Jose_Alberto/

Hotel Grão Vasco

****

- Quarto Single: 56,10€
- Quarto duplo: 64,60€

Link: http://www.hotelgraovasco.pt/