Venda do Novo Banco finalizada

A venda do antigo BES (Banco Espírito Santo) deu-se por finalizada esta quarta-feira, em Lisboa. Carlos Costa, governador do Banco de Portugal oficializou o negócio com Donald Quintin, diretor-geral do fundo Lone Star, que deterá 75% do Novo Banco. Os restantes 25% ficarão nas mãos do Fundo de Resolução.

O evento realizou-se nas instalações do Banco de Portugal, onde estiveram presentes os representantes do Banco de Portugal e do Fundo de Resolução. Donald Quintin admitiu estar agradado com a compra e disse que o fundo norte-americano pretende continuar a instaurar parcerias com organizações portuguesas. O responsável do Lone Star reconhece a responsabilidade que lhes foi confiada e acredita no futuro da economia portuguesa.

A aprovação da venda do Novo Banco à Lone Star foi efetuada pela Comissão Europeia, no dia 11 de Outubro. O pacto entre o Banco de Portugal, o Fundo de Resolução e a empresa Lone Star estabelece o investimento de mais 250 milhões de euros no Novo Banco, que serão aplicados até ao fim do ano, adicionais aos 750 milhões já atribuídos. A decisão tomada, contrariamente ao estabelecido a 31 de Março de injetar a quantia monetária durante os três anos seguintes à compra, tem como intuito diminuir a limitação de capital.

 

Texto: Susana Sousa

Imagem: Wikipedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *