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Comissão para a Avaliação e Qualidade
   
 
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Processo


O Processo de Bolonha teve um impacto importante sobre os sistemas de ensino superior. A exigência da transparência dos diplomas e do reconhecimento das competências reclama uma melhor vigilância em termos de qualidade. Garantir a qualidade ao nível europeu obrigou a adotar novos procedimentos, rever os procedimentos existentes e assegurar um sistema de avaliação interna e externa.

O acompanhamento sistemático da qualidade exige a criação de mecanismos de avaliação. Trata-se de um processo colaborativo cujo objetivo é atualizar e melhorar as práticas, quer durante a formação oferecida, quer no acompanhamento dos futuros alunos e dos diplomados.

O processo de avaliação permite garantir a melhoria contínua da qualidade e traz benefícios para todos, na comunidade interna como externa.

Ao nível europeu, a ENQA (European Network for Quality Assurance in Higher Education; http://www.enqa.eu/) reúne organismos de acreditação dos vários países da Comunidade Europeia e proporciona a interação entre as agências.

Em Portugal, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (http://www.a3es.pt/pt) é responsável pela certificação dos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade das Instituições de Ensino Superior e pela acreditação dos ciclos de estudos.

 
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