• Plataforma de Secretaria Académica
  • Catálogo das bibliotecas do IPV
  • Correio Electrónico
  • Elearning

Curso Técnico Superior Profissional

Produção nas Artes do Espectáculo



Apresentação


O curso de Técnico Superior Profissional em Produção nas Artes do Espetáculo enquadra-se num novo tipo de formação superior de curta duração, correspondendo a uma oferta educativa de natureza profissional situada no nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Prevê-se que, pela sua natureza, concretize dois importantes objetivos: i) privilegiar uma rápida inserção dos diplomados no mercado de trabalho; ii) permitir o prosseguimento de estudos, mantendo-se numa ligação direta ao primeiro ciclo de estudos superiores (licenciatura).
O presente curso visa formar profissionais com competências técnico-artísticas capazes de dinamizar projetos de intervenção artística/cultural com funções diversas num contexto de produção, quer de forma autónoma, quer integrando equipas de trabalho pluridisciplinares. Assim sendo, o perfil formativo tem por base uma perspetiva interdisciplinar, coadunável com as exigências atuais do discurso nas artes do espetáculo, conferindo aos estudantes técnicas de análise e criação artística ajustadas ao trabalho em áreas diversificadas, que contemplem a aplicação de conceitos e práticas multidisciplinares. Para o efeito, pretende-se que o estudante seja capaz de planificar, conceber e realizar projetos valorizadores da ação performativa, legitimando as expetativas do mercado de trabalho, assim como a prossecução de estudos mais aturados em termos de investigação e teorização na área.

 

  • Promover e fomentar atividades lúdicas, artísticas e culturais na produção de eventos nas artes do espetáculo, ajustados ao contexto onde se inscrevem (teatros, museus, centros culturais, espaços de ar livre, etc.).
  • Gerir e coordenar programas culturais em interligação com a comunidade envolvente, sustentados na promoção cultural local e regional. 
  • Dinamizar a produção de eventos artísticos e culturais articulando estruturas, processos, equipamentos e meios de participação ativos.
  • Elaborar programas de dinamização cultural e ações de divulgação do património artístico no intercâmbio de entidades e público.
  • Desenvolver (enquanto autor, produtor ou colaborador) projetos culturais e artísticos que consolidem práticas (interpretação, performance e criação artística) com saberes técnicos (luz, som, imagem, cenários e figurinos).
  • Propiciar estratégias de intervenção artística e cultural que se afigurem particularmente flexíveis e adaptáveis aos diferentes tipos de segmentos de públicos, como resposta a novos imperativos da sociedade do espetáculo.


Licenciatura da Escola Superior de Educação de Viseu para prosseguimento de estudos:

  • Artes da Performance Cultural


Ação Social
Os estudantes inscritos no CTeSP são abrangidos pela ação social direta e indireta (bolsas de estudo, alojamento, alimentação), nos mesmos termos dos restantes estudantes do ensino superior.


Coordenador: Dr. Jorge Manuel Fraga de Mendonça