• Plataforma de Secretaria Académica
  • Catálogo das bibliotecas do IPV
  • Correio Electrónico
  • Elearning

2º Ciclo (Mestrado)

Comunicação Aplicada



Apresentação


O mestrado em Comunicação Aplicada enquadra-se na área científica das Ciências da Comunicação e permite a opção por um dos seguintes três ramos: Comunicação Estratégica, Multimédia Interativo ou Comunicação Audiovisual.


Objetivos Gerais

O ciclo de estudos procura:

  • incrementar a formação e investigação em Ciências da Comunicação;
  • preparar profissionais e investigadores nos domínios da comunicação estratégica, do multimédia e do audiovisual;
  • ampliar o conhecimento científico, descobrindo e criando oportunidades inovadoras nas estratégias de comunicação integrada;
  • preparar para o domínio das temáticas ligadas à sociedade de informação e do conhecimento;
  • gerar profissionais aptos para responder, de forma eficaz, às novas exigências da produção e gestão de conteúdos para diferentes plataformas.

 

Objetivos Específicos

A proposta de mestrado em Comunicação Aplicada está organizada em três ramos com um tronco comum de três Unidades Curriculares no 1º semestre e duas Unidades Curriculares no 2º semestre.

O ramo de Comunicação Estratégica procura aplicar princípios e ferramentas que incrementam a criação e avaliação de conceitos; explorar as mudanças comportamentais da sociedade e das organizações, bem como a sua relação com o potencial estratégico oferecido pelas tecnologias de comunicação e respetivas ferramentas; associar a dinâmica conhecimento/inovação aos processos de planeamento de comunicação aplicáveis às diversas tipologias de organizações.

O ramo de Multimédia Interativo tem como principal objetivo reforçar a formação dos estudantes, preparando-os para o trabalho em áreas diversificadas que contemplem a aplicação de conceitos e práticas relacionadas com a área do multimédia. Este ramo procura ainda promover a integração de diferentes áreas do conhecimento no desenvolvimento de soluções de comunicação multimédia.

O ramo de Comunicação Audiovisual pretende proporcionar o desenvolvimento de práticas especializadas que respondam às solicitações do mercado da comunicação e às suas constantes mutações; visa, igualmente, ampliar competências analítico-reflexivas de âmbito vídeo-filmográfico, o domínio dos princípios da linguagem audiovisual em distintos contextos de comunicação e também o aprofundar dos conhecimentos teóricos e práticos para a criação de produções audiovisuais.


Coordenador: Professora Doutora Teresa Gouveia