• Plataforma de Secretaria Académica
  • Catálogo das bibliotecas do IPV
  • Correio Electrónico
  • Elearning

1º Ciclo (Licenciatura)

Comunicação Social



Apresentação


Os objectivos a seguir identificados fundamentam-se na experiência portuguesa e europeia e, nas novas tendências da área das Ciências da Comunicação, pelo que devem ser considerados como princípios orientadores deste ciclo de estudos:

  • Identificar os processos informativos e de comunicação, assim como, das principais correntes e teorias que os formalizam do ponto de vista conceptual, metodológico e de investigação.
  • Conhecer a estrutura dos meios de comunicação e dos seus principais formatos enquanto expressão de contextos sociais e mudanças culturais.
  • Conhecer o impacto social das tecnologias informativas e da comunicação contemporânea no sistema social. 
  • Desenvolver competências comunicativas na língua materna como forma de expressão profissional em distintos meios de comunicação de forma a poder analisar factos e temas de maior difusão internacional
  • Desenvolver competências comunicativas em língua estrangeira para fins específicos.
  • Conhecer e aplicar tecnologias e sistemas utilizados para processar, elaborar e transmitir informação assim como expressar e difundir modelos ou criações gráficas.
  • Conhecer os acontecimentos, mensagens e representações que configuram o panorama actual das diferentes variáveis das ciências da comunicação.
  • Conhecer o mundo contemporâneo e a sua evolução histórica recente, em particular os fenómenos que ajudam a compreender política, económica e culturalmente o devir das sociedades.
  • Possuir capacidade analítico-crítica e reflexivo-interpretativa de natureza pluridisciplinar, adquirindo competências no campo da investigação académica e aplicada.
  • Possuir uma perspectiva científica das ferramentas metodológicas fundamentais para planificar, e avaliar unidades de informação e documentação científica
  • Conhecer o ordenamento jurídico da informação e da ética e deontologia que afectam o profissional de comunicação.
  • Identificar as teorias sobre publicidade, marketing, relações públicas e comunicação institucional que promovam a aplicação do pensamento criativo nas suas diversas manifestações e actividades.
  • Promover a capacidade de comunicar desenvolvendo e optimizando sinergias de grupo.
  • Possuir uma preparação técnica e profissional relativa às formas, processos e tendências inovadoras da comunicação, aplicando diferentes ferramentas das novas tecnologias com recurso à experimentação derivada da prática laboratorial e profissional.
  • Desenvolver uma atitude estratégica proporcionada pelo conhecimento exaustivo dos elementos que se interrelacionam no sistema da comunicação.


Coordenador: Professor Doutor Pedro Coutinho