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2º Ciclo (Mestrado)
 
   
   
   
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Apresentação
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Apresentação


A educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) foi, durante muito tempo, uma temática menor no contexto das grandes questões socioeducativas. A emergência da Educação Inclusiva enquadra-se no princípio da igualdade de oportunidades educativas e sociais, sendo conceptualizada como um domínio onde a diversidade social, educativa e cultural de cada um deve ser reconhecida e assumida no âmbito dos processos de aprendizagem e concomitante adoção de metodologias educativas e de reabilitação adaptadas às necessidades individuais. Partindo deste referencial, o presente curso de Mestrado de especialização assenta num modelo de formação reflexivo e crítico, predominantemente orientado para a pesquisa e intervenção em situações emergentes da prática profissional, na área da Educação Especial, com particular incidência nas NEE decorrentes de limitações nas funções cognitivas e motoras. O curso oferece um enfoque abrangente sobre os grandes debates contemporâneos da educação especial e inclusiva, periodizando-se a análise crítica dos referenciais atuais, as políticas, orientações e práticas dominantes nos contextos nacional e internacional.

O curso decorre ao longo de 4 semestres, correspondendo à realização de 30 créditos semestrais, num total de 120 ECTS. Funciona em regime pós-laboral, às sextas (a partir das 18 horas) e aos sábados.

 

O curso tem como objetivos orientadores:

  • Aprofundar os conhecimentos sobre os referenciais teóricos, modelos e práticas da área da Educação Especial, desenvolvendo a capacidade crítica e investigativa no domínio;
  • Promover o conhecimento sobre os processos de observação e avaliação nos problemas cognitivos e motores;
  • Desenvolver competências para identificar as necessidades específicas dos alunos e famílias nos distintos momentos do ciclo vital;
  • Consolidar os conhecimentos sobre a planificação e avaliação de programas e atividades educativas adaptadas às necessidades dos alunos, famílias e instituições;
  • Aprofundar os conhecimentos sobre a intervenção psicopedagógica especializada nos diversos âmbitos da ação (escolar, familiar e comunitária);
  • Promover o desenvolvimento das funções de colaboração, com as famílias e outros profissionais, no contexto da intervenção;
  • Desenvolver a capacidade de Identificar problemas emergentes da prática profissional para a conceção e desenvolvimento de projetos de investigação.

 

Coordenadora: Professora Doutora Sara Alexandre Felizardo