Skip Navigation LinksESEV   /   Apresentação

Apresentação

 

A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) foi a primeira unidade orgânica de um Instituto Politécnico a entrar em funcionamento em Portugal. No ano de 1983 iniciaram-se os primeiros cursos de formação de professores na antiga Escola do Magistério Primário. Ainda a funcionar neste edifício emblemático da cidade de Viseu, a ESEV integra o conjunto das cinco unidades orgânicas que constituem o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), assumindo a sua vocação na formação científica, cultural, artística e técnica de profissionais qualificados, numa articulação com a prestação de serviços à comunidade, a investigação e o fortalecimento de redes de parceria com entidades regionais, nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos e atividades de interesse comum.

O desafio de novos contextos e paradigmas de formação no ensino superior levaram a Escola a adaptar-se e a desenvolver-se. Assim, adaptou-se ao Processo de Bolonha e diversificou a sua atividade em função das necessidades da comunidade. A sua oferta formativa, que integra Cursos de Pós-graduação, 3 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), 7 Cursos de Licenciatura (1.º ciclo de estudos) e 13 Cursos de Mestrado (2.º ciclo de estudos), situa-se na área da formação de professores, matriz fundadora da ESEV, mas também nas áreas de educação social, educação ambiental, animação artística e cultural, desporto e atividade física, arte e multimédia, comunicação social, marketing, publicidade e relações públicas.

A ESEV tem, ao longo dos anos, colaborado na formação contínua de professores, coordenando, a nível regional, vários projetos e organizando cursos de formação não conferentes de grau, ajustados às necessidades locais.

A celebração de protocolos com agrupamentos de escolas, câmaras, juntas de freguesia, instituições culturais, jornais e rádios, no sentido de garantir locais de estágio para os seus alunos e de promover a concretização de parcerias e projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região onde a ESEV se inscreve, tem sido uma atividade constante. A cooperação internacional e a mobilidade de alunos, funcionários e professores assumem-se, também, como fatores determinantes para a qualidade do ensino e da aprendizagem.

 A Escola valoriza, ainda, a promoção da investigação e da formação do seu corpo docente. A maior parte dos professores integra o Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) do Instituto Politécnico de Viseu, fator determinante para a afirmação da investigação aplicada aos domínios de formação da ESEV.

 

A Presidência da ESEV – 31 de maio de 2017